20.11.06

Guida Vargas

Fiquei muito entusiasmado com o comentário da minha prima Guida, com quem nunca me cheguei a encontrar. Radicada na Alemanha, passou por Portugal em 2001, em digressão com a sua banda – a Guida Vargas Band - mas infelizmente não consegui conhecê-la. Os laços de sangue que nos unem são mais fortes que a distância que nos separa e a estima que nutro por ela é naturalmente enorme. Os Vargas, nómadas por vocação, têm na sua natureza intrínseca a força intocável do sentido superior da existência. Por isso e pela sua coragem, por serem destemidos perante as mais vis injustiças, não se deixam intimidar pela prepotência desmedida com que os poderosos manipulam a seu belo prazer a palavra LIBERDADE. Na Arte encontram tantas vezes uma fiel companheira de luta e um sentido único para a vida.

A Guida nasceu em Angola, filha de mãe portuguesa (minha tia, que nunca conheci, primogénita da minha avó materna, a qual também não conheci…) e pai brasileiro, tendo crescido no Lubango. Começou a cantar desde muito cedo, profissionalizando-se aos 11 anos (!) com o apoio do seu pai, músico amador e um dos membros fundadores do Hot Club, em Lisboa. A guerra civil interrompeu a sua carreira, obrigando-a a exilar-se em Portugal. Só mais tarde, quando decide refazer a sua vida em Berlim, retoma a sua vocação, actuando no circuito dos clubes de jazz e de música latino-americana daquela cidade gelada. A sua música reflecte naturalmente as várias influências que o seu espírito aberto acolheu, cruzando prodigiosamente os ritmos excitantes do seu país natal com a alegria do samba brasileiro, o ritmo hipnótico da bossa-nova e a melancolia febril do lusitano fado. A lírica das suas composições versa o amor, a celebração da vida, a união entre os sentidos e as emoções, mantendo vivo o testemunho sobre uma luta sem fim, uma luta interior entre o acreditar na bondade da existência humana e a evidência da sua mesquinhez e crueldade.

“Estou certa que escutei dentro de mim
a voz que me chamou, falou e riu
e até chorou de dor… Quando eu voltei lá,
voando sobre o azul desse mar sem fim,
com aquela esperança e sem temor.
Depois de tanto tempo amargo,
Volto a casa, ao meu passado.
Bem feliz, sim, quero amigos abraçar,
me entornar em ti, sentir o sabor,
o calor, a beleza de existir só para ti!
De existir, p´ra te ver!
De existir só p´ra ti!”

("Aquela Esperança", Guida Vargas in “Calúlú”, Berlim, 2002)

Sem comentários: