27.5.07

Apreender

I
Passo a minha mão pela tua cabeça
Recurvamente, atentamente, e só com dedos brandos,
Olhando-a como passa e vendo como passou.
Quero tanto saber o tu pensas.

II
O que tu pensas, mas apenas como,
E quando e o porquê, e não
Que estejas pensando ou não que a minha mão,
Atenta e recurvada, passa brandamente.
Quero saber aquilo que nem sabes.

III
Aquilo que nem sabes - como saberias
O que o pensar é antes de pensar-se?

A mão que pousa e vai passar atenta.
O olhar que espera ver passar o gesto.
A tácita lembrança de volver os olhos.
A brisa que sabemos vai soprar tão mansa,
Ainda antes, no fremir de pétalas ou folhas,
Mas não na expectativa do arrepio prévio.

IV
Porque esperaste, cienta, a pele da minha mão.

Jorge de Sena, in "Poemas Escolhidos".

13.5.07

Respirem boa música!

O grande Ali Farka Touré, músico espectacular do Mali (entretanto falecido), conhecido como "John Lee Hooker africano", porque, de alguma maneira, muita da música dele soa a blues. Ouvi dizer que o que hoje chamamos de "Blues" não nasceu por obra e graça do Espírito Santo nos campos de algodão no tempo da escravatura nos EUA, mas que já havia um enraizamento cultural pré-escravatura desta música e daquele tipo de som (ainda que de uma forma mais "rudimentar") e que era precisamente da região africana do Mali (ou seja, parece que não é o Ali Farka que se parece com Blues americanos, parece que é antes ao contrário, mas também não tenho a certeza, foi só o que ouvi dizer): videoclips de Ali Farka Touré.

Gogol Bordello, a banda que mistura música de ciganos de Leste com música Punk. Ouçam bem esta e esta para terem uma ideia e depois, se gostaram, vejam mais aqui: videoclips de Gogol Bordello

Tinariwen: ex-rebeldes touaregues (tribos nómadas) do norte do deserto do Sahara que lutavam pela liberdade e que entretanto foram substituindo as armas por instrumentos musicais.
Vejam lá se não parece que estamos mesmo no deserto do Sahara a andar de camelo ao fim da tarde (principalmente na última)!

Ainda há outro músico espectacular do Mali - Toumani Diabaté - que toca um instrumento clássico do Mali, com várias cordas, que se chama "Kora" e tem um som espectacular, faz lembrar mais ou menos uma harpa. Acho que os vídeos aqui disponíveis podiam ser mais representativos da obra dele, mas já dá para ficar com uma ideia...

Vejam ainda alguns videoclips de Joy Division (incluindo "Atmosphere").

Ricardo Góis